Search

3 inspirações de look casual com casaco Tweed!

Oi, gente! Tudo bem? Definitivamente não sou do frio… Amo um verãozão…rsss… só que das roupas que se usam no inverno, ahhh, aí eu AMO! Hoje será a vez do casaco Tweed e vou mostrar 3 looks casuais com ele!

casaco tweed com boina blog da ana

Na verdade, o meu não é beeeem um tweed legítimo… rsss… é inspired… o legitímo surgiu assim:

CASACO TWEED, O ORIGINAL

Adivinha de quem herdamos esta peça linda? Coco Chanel! Sim, da querida Gabrielle Chanel! É um tecido áspero de lã , de textura macia, aberta e flexível. Pode ser feito todo de lã ou da mistura de tecidos (o meu!).  As lãs de tweed são roupas tradicionais escocesas e irlandesas. (Fonte: Wikipedia)

E foi da Inglaterra que Chanel se apoderou dos tweeds e, de 1926 a 1931, sua moda teve forte influência inglesa.

E por que, se ela era francesa?

Porque em 1925, Chanel conheceu o Duque de Westminster, em Monte Carlo. Divorciado da segunda mulher, ele conquistou Chanel depois de trocar muitas cartas e mandar flores. Convidada para participar da pesca do salmão em Eaton Hall (propriedade onde ficava um dos castelos do Duque), lá ela vestiu um casaco de tweed do namorado, sua suéter, calça e sapato. O conforto refinado era algo bem atrativo para Chanel… (Fonte: A Era de Chanel, de Edmonde Charles-Roux)

Chanel (à esquerda) e sua amiga Vera (à direita) durante a pesca do salmão, na Escócia. Fonte: Pinterest.

E foi assim então que o tweed chegou até a estilista francesa. Ela percebeu que o tecido – confortável e flexível – tinha tudo a ver com o seu objetivo: desenvolver moda de qualidade e sofisticada. O casaco feminino ainda demorou um pouco a virar ícone fashion. Isso aconteceu só em 1954. Mas, depois de lançado o primeiro casaco de tweed feminino, ele nunca mais deixou de estar na moda e nos armários! A começar pelo meu..rsss

“O luxo deve sr confortável. Do contrário, não é luxo.” Coco Chanel

CASACO TWEED EM LOOK MONOCROMÁTICO

Minha primeira sugestão para se usar um casaco tweed em look casual é deixá-lo como destaque numa produção monocromática.

look casual casaco tweed monocromático blog da ana

A monocromia é simples e elegante. Ótima para aqueles dias em que estamos sem inspiração. Basta abrir o armário, pegar uma calça e blusa brancas, o casaco de tweed e pronto!

Pra deixar o look com ainda mais informação de moda, optei por uma blusa de renda branca por baixo e a gola de tricô, também branca. A renda, o tricô e o tweed são um mix de textura tipicamente invernal. Sem falar que as texturas chamam atenção e dão um toque fashion.

CASACO TWEED E CORES ANÁLOGAS

A segunda sugestão é combinar a cor predominante do casaco com uma cor análoga.

look casual casaco tweed cores análogas blog da ana

  • cores análogas

Cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. (Fonte: site Toda Matéria)

Como o meu casaco é em tons de rosa, usei uma calça de veludo (olha a textura aí de novo!) roxa. A foto tá mais escura, parecendo preta, mas ela é roxa mais clara. A modelagem flare alonga e deixa o look mais elegante.

Outra dica de style: o look é com t-shirt básica (reparem que a frase está na mesma paleta de cores do restante das peças). O casaco tweed, por ser peça mais clássica, complementa esta produção mais casual. Combinações de peças mais simples com outras mais clássicas são conhecidas como estilo hi-low! Já falei sobre isso neste post AQUI.

Usei a boina de lã pra incrementar o visual e trazer um ar retrô, deixando o look mais descolado!  😉 E um scarpin violeta no mesmo tom da calça para dar continuidade e reforçar ainda mais a silhueta alongada!

CASACO TWEED COM JEANS E PÉROLAS

A minha terceira sugestão de look com casaco tweed é um hi-low moderno com toque Chanel!

look casual casaco tweed jenas flare blog da ana

Estilo Hi-Low eu já falei na sugestão anterior, né?! Então vamos aos outros pontos: as pérolas e calça flare!

Cascata de colar de pérolas é outra maravilhosa herança Chanel. Ela mesma usava e adorava! Usava as pérolas com trajes diurnos o que, na época, era uma ousadia. Olha o hi-low aí de novo! As damas da sociedade usavam o adorno apenas com vestidos de baile.

Chanel e sua cascata de pérolas.

A calça flare alonga: AMOOOO! O look é casual? É. Mas o casaco tweed inspired traz sofisticação, compondo um look mais elegante! Adoro essa proposta de Street Style arrumadinho, sabe?!

Gostaram?

Incrível como quase 65 anos depois de ter sido lançado por Coco Chanel, o casaquinho tweed continua SUPER atual, né?! Isso é ESTILO, gente! Como ela mesma falava: a moda passa, o estilo permanece.

Se quiser mais inspiração, confira nesta minha pasta do PINTEREST: Tweed: Inverno Estiloso!

Ah… não deixem de assistir a este vídeo! Chanel fala sobre o tweed!

Beijos e até a próxima!

você também vai gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.