Search

Lenço na pandemia: é seguro usá-lo como máscara de proteção?

Olá, tudo bem? Há pouco tempo, eu vi a Olivia Palermo usando um lenço como máscara de proteção. Achei MARAVILHOSOOOO mas será que protege? Resolvi perguntar pra quem entende! Vem saber a resposta!

Tenho a Olivia como ícone fashion! Ela é uma inspiração, sempre impecável com seus looks incríveis! Quando ela apareceu usando um lenço que cobria nariz e boca, enquanto passeava pelas ruas de Nova Iorque, pensei: humm… é bonito e bem fashion mas será que isso é seguro, além de ser muito incrível?

De acordo com o site L’Officiel, a blogueira nova iorquina optou por lenços de seda e escolheu este material porque as fibras naturais (assim como o algodão), são as mais indicadas para a proteção ao Covid-19, por serem tecidos que retêm menos germes.

Tá… mas e aí, eles realmente são eficazes quando o assunto é se proteger do corona?

E para esclarecer a minha dúvida, procurei a opinião de uma especialista: a infectologista, Dra. Glauciene Prado Alves (CRM: 37232/MG). Falei da minha dúvida sobre o uso de lenço como forma de proteção ao coronavírus e compartilho agora o que foi que ela me disse sobre o assunto:

Dra. Glauciene Alves: Quando falamos em qualquer coisa caseira que cubra nariz e boca, temos que lembrar que precisa ser bem ajustado à face, sem sobrar nas laterais e que o ideal é que tenha duas camadas do pano.

Pode usar então? Pode! Maaaaaasssss…. desde que:

  • ESTEJA BEM AJUSTADO À FACE
  • SEM SOBRAS LATERAIS
  • E COM DUAS CAMADAS DO PANO

PROTEÇÃO COM ESTILO

Acho válido querer passar por esta fase com estilo. Mas sou contra abrir mão da obediência aos protocolos das autoridades de saúde, uma vez que já foram confirmados mais de 18 milhões de casos no mundo todo (sendo 53,6% desse total nas Américas – e nós estamos nesse bolo!) e quase 700 mil mortes até agora (Fonte: OMS). Quem quiser, pode acompanhar por AQUI: site da OMS

E quando eu digo que sou contra, é porque eu testei o tal lenço e ele não fica quietinho no lugar correto, como afirmou a Dra. Glauciane Alves. Ele fica “sambando” e cai.

Como fazer então?

Usar o acessório fashion POR CIMA da máscara de proteção! O lenço ficaria por cima dela e serviria apenas para trazer um toque de estilo! Espia só a tirinha do elástico saindo pra fora ali perto da orelha! 😉

Foi e-x-a-t-a-m-e-n-t-e isso que Olivia Palermo fez:

Ela até mostrou um tutorial de como faz isso, na sua rede social:

MESMOS CUIDADOS DA MÁSCARA COM O LENÇO

Claaaaaaro que tem que lavar o lenço após o uso com água e sabão também, não usá-lo mais do que 3 horas direto ou até menos do que isso se ficar molhado, dar preferência aos de fibra natural… além de:

  • não encostar a mão no rosto (e muito menos ficar tocando no lenço enquanto está com ele)
  • ter uma outra máscara e um outro lenço de reserva
  • manter a distância de 2m em locais públicos
  • não aglomerar
  • usar álcool gel 70%

Ah… e não é porque já está acontecendo a reabertura parcial das atividades em algumas cidades que vamos relaxar, hein gente!!! Não mesmo!!!!

Gostaram? Você usaria o lenço? Já usou?

Beijos e até a próxima!

você também vai gostar...

Uma resposta

  1. Não servem!!! Foi como eu disse aí no post: os lenços devem ser usados POR CIMA DA MÁSCARA DE PROTEÇÃO! São apenas acessórios de estilo!! 😉 #UseMascara!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.