Oi, gente! Tudo bem? Eu AMO maquiagem e quando vi uma postagem da Lojas Rede sobre o curso de automaquiagem da Dailus que seria oferecido na sua loja do Shopping Del Rey, corri para fazer a minha inscrição! Eu até tenho uma noção mas poder aprimorar é sempre muito bom, não é mesmo?
Onde foi realizado o curso e minhas primeiras impressões:
Ele aconteceu na recém inaugurada Lojas Rede no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte. A loja lá no Del Rey é enorme! Cheguei antes do início do curso e aproveitei para passear lá dentro! Gente, tem muita coisa! E só coisa que a gente ama, sabe?! Maquiagens, shampoos, máscaras para cabelo, escovas, secadores, esmaltes (nossa! Nunca vi tanto esmalte assim!), babyliss, chapinhas: é produto que não acaba mais!
Gostei do espaço destinado aos cursos. A sala é arejada, tudo novinho e fica no fundo da loja, de modo que o movimento dos consumidores não atrapalha em nada o andamento do curso.
Sobre o curso (ou o passo a passo):
Ele foi ministrado pela Talita, maquiadora profissional e ela começou explicando sobre a importância de uma pele limpa para o sucesso da maquiagem. Não adianta escolher produtos de qualidade se a pele não está limpa e tonificada para receber estes produtos! O resultado jamais será o mesmo!
1) PREPARAÇÃO DA PELE: Limpeza e tonificação
2) APLICAÇÃO DA BASE
As bases geralmente são oferecidas nas cores clara, bege, média, chocolate, etc para atender aos mais variados tons de pele. Nesta gama toda, o que é comum entre elas é a tonalidade rosada ou amarelada da base. A primeira é indicada para aquelas pessoas que têm a pele branca ou morena e que fica vermelha com facilidade quando se expõe ao sol. Já quem adquiri um bronzeado fácil, seja de pele branca, morena ou é de raça negra se identifica melhor com uma base na tonalidade mais amarelada.
A Talita alertou que pode acontecer também de uma pessoa ter as duas tonalidades na pele do rosto. O ideal, segundo ela, é misturar os dois tons de base para se alcançar um resultado mais perfeito, o mais próximo possível do tom da sua pele. Foi isso o que ela fez com a Manu, aluna e modelo do curso.
3) APLICAÇÃO DO CORRETIVO
Depois da base é a vez do corretivo. Eu até o deixo para o final, principalmente se uso sombra escura. Costuma cair um farelo da sombra abaixo dos olhos e aí eu limpo com o corretivo e já aproveito para dar aquela iluminada famosa em V “a la Kim Kardashian”, sabe?! A decisão é sua: usar o corretivo antes ou depois da make pronta.
A Talita usou uma esponjinha para assentar o corretivo e ficar bem aplicado. Gente, eu AMO essa esponjinha pra maquiagem! Ela é realmente mágica! O resultado é maravilhoso! Use uma, tire uma foto, analise e depois me diga o que achou… você vai se surpreender com o resultado!
4) CORREÇÃO DA SOBRANCELHA
Para corrigir a sobrancelha, utiliza-se lápis, sombra ou kits específicos para este fim. A Talita usou o lápis. É só seguir o desenho natural, preenchendo delicadamente as falhas.
5) APLICAÇÃO DO PRIMER
A Talita ensinou que o primer pode ser aplicado ao redor da sobrancelha para deixá-la mais certinha, bem marcadinha, na pálpebra móvel, para ressaltar as cores da sombra e aumentar a sua durabilidade e no canto dos lábios, para deixá-los bem delineados.
6) APLICAÇÃO DO PÓ COMPACTO
Depois da base, a aplicação do pó é facultativa. Eu, por exemplo, não aplico. A minha pele é mista e nas partes aonde ela é mais seca, o pó ressalta as ruguinhas demais. Então, aplico só a base e pronto. Mas, se você não tem este tipo de problema, pode aplicar o pó tranquilamente. Ele ajuda a selar a base, a dar um acabamento melhor à make.
A Talita sugeriu aplicar o pó translúcido no lugar do compacto. Embora ele tenha a cor branca, em contato com a pele, ele fica transparente. Este é um ponto super positivo: o de adaptar ao tom da pele da pessoa. Fica a dica! 😉
7) MARCAÇÃO DO CONTORNO NO ROSTO
O segredo da make é o contorno. É a técnica que trabalha luz e sombra para disfarçar as imperfeições. É isso que a diva Kim Kardashian faz. Com esta técnica é possível destacar as maçãs do rosto, afinar o nariz ou o até próprio rosto! É assim que funciona: para disfarçar ou diminuir tem que escurecer. E para destacar, aumentar ou iluminar tem que clarear! Grava aí:
Faça uma linha imaginária na diagonal partindo do ossinho do maxilar em direção à boca. Pra facilitar, é só fazer boquinha de peixe. Onde aparecer a depressão na pele, é aí que você vai aplicar o pó escuro do contorno. Encoste de leve o pincel na pele e deslize para fazer a marcação.
8) APLICAÇÃO DO ILUMINADOR
O iluminador, como o próprio nome diz, vai iluminar e destacar partes estratégicas do rosto. Podemos aplicá-lo em 6 pontos do rosto:
– no centro da testa
– na região logo abaixo da sobrancelha
– no ossinho da maçã do rosto, bem próximo do canto externo do olho
– na parte de cima do nariz
– no arco do cupido (na boca)
– no centro do queixo
9) APLICAÇÃO DA SOMBRA E PIGMENTOS
Como era um curso básico, a cor escolhida para a sombra foi a marron. Nada de cores extravagantes ou de difícil combinação. Aplica-se a sombra fazendo um V deitado no canto externo dos olhos. Começa no ossinho do côncavo e vai em direção à raiz dos cílios. Depois, esfuma tudo!
O charme ficou por conta do pigmento cobre (#28) MARA que a Talita aplicou no centro da pálpebra móvel. Detalhe: não se esfrega o pigmento com o pincel! Ele é cuidadosamente depositado com a ajuda do pincel. Depois de aplicar a sombra marron e o pigmento, a professora enfatizou a importância de se esfumar tudo para não deixar aquela aparência marcada demais! Quanto mais esfumada a maquiagem, mais linda e chique ela fica!
Outro pigmento utilizado foi o de número 06, mais claro, para iluminar o canto interno dos olhos e reforçar o iluminado abaixo da sobrancelha.
10) APLICAÇÃO DO DELINEADOR
São 4 tipos de delineador: em gel, líquido, caneta e em pó. A Talita utilizou o delineador líquido no curso. Ele tem um traço mais fino, mais indicado para o dia-a-dia por ficar mais delicado e discreto.
Para ajudar na aplicação, a Talita aconselhou a fazer o traço primeiro com um lápis preto e depois fazer o delineado por cima. Mas, se você já tem um pouco mais de prática, já pode fazer o delineado direto, sem fazer o traço com o lápis preto antes.
Comece fazendo um traço do canto externo, bem rente à raiz dos cílios, em direção ao canto interno. Vá fazendo pequenos traços e não um traço contínuo de uma só vez. Assim, você evita borrar e fica mais fácil. Vale dar uma esticadinha BEM DE LEVE na pele do olho para facilitar a execução do traçado!
11) LÁPIS BRANCO NA LINHA D’ÁGUA E PRETO NA RAIZ DOS CÍLIOS
Seguindo a técnica que trabalha luz e sombra, aprendemos no curso que para abrir e destacar o olhar, aplica-se lápis branco ou bege na linha d’água. E para deixar o olhar felino, sensual, aplica-se o lápis preto bem rente à raiz dos cílios inferiores, do canto externo até a metade dos olhos. Depois esfuma com um pincel pequeno.
12) APLICAÇÃO DA MÁSCARA DE CÍLIOS
Gente, apaixonei com as máscaras de cílios da Dailus que a Talita mostrou no curso! Uma é a da tampa rosa: Extra Longo e Curvado. A outra é a da tampa azul: Power Efeito Boneca. Eu já uso uma outra máscara da Dailus, que eu amo, que é a da tampa roxa: Maxxi Volume e Definição. Mas fiquei encantada com o efeito das outras duas nos cílios! Não resisti e trouxe a máscara de Efeito Boneca! Ela nos deixa com os cílios lindos, de boneca mesmo!!! É demais! Amei!
Se você deseja alongar os cílios e deixá-los curvados, a máscara da tampa rosa é a ideal! Se quer ficar com os cílios ainda mais curvados e bem marcantes, experimenta a máscara da tampa azul! A ponta do cabo já vem tortinha, meio arqueada, justamente para facilitar o movimento de aplicação nos cílios.
As cerdas da máscara da tampa rosa são curtinhas e se adaptam super bem aos cílios inferiores. Você também pode aplicar máscara neles, desde que tome o cuidado de não exagerar, para evitar borrar a pele abaixo dos olhos ao piscar ou movimentar os olhos.
Foto maior: reparem o efeito boneca nos cílios!
Fotos menores: a de cima mostra a aplicação da máscara na parte de cima dos cílios, em movimentos de cima para baixo. O outro jeito de aplicar é aquele na parte debaixo dos cílios, com movimentos de baixo pra cima. E a foto de baixo mostra a aplicação da máscara nos cílios inferiores.
13) APLICAÇÃO DO BATOM
A cor dos lábios varia de pessoa para pessoa. Por esta razão, a Talita nos ensinou que devemos passar base e/ou pó nos lábios também. Além de aumentar a duração do batom, isso faz com que a sua cor não se altere ao se misturar com a cor dos lábios que cada pessoa tem.
De fato, é bastante comum duas pessoas usarem o mesmo batom e a cor ficar diferente nos lábios de cada uma delas. Fazendo isso que a Talita ensinou, a chance desta leve alteração acontecer é mínima!
Depois de aplicar a base ou o pó, é hora de fazer o contorno dos lábios com um lápis de boca no tom do batom. Cuidado para não usar um lápis com a cor muito diferente do batom porque fica feio! O lápis de boca serve para definir o desenho da boca. Se você não tiver um, pode fazer o contorno com o batom mesmo, aplicando-o com o auxílio de um pincel com a ponta bem fina. Feito o contorno, é só preencher os lábios com o batom.
E agora, o resultado final:
A maquiagem ficou bem leve, excelente para o dia-a-dia.
O que eu achei do Curso de Automaquiagem da Dailus?
Eu gostei. A proposta do curso era ensinar os conceitos básicos de preparação da pele, marcação do contorno, aplicação de sombra e iluminador, tipos de máscara de cílios, aplicação do batom, etc. Tudo isso foi ensinado. A intenção, acredito eu, não era aprofundar mesmo. Sendo assim, o objetivo foi alcançado e as minhas expectativas atendidas!
Agora é praticar… praticar… praticar e praticar! Por que? Porque só a prática leva à perfeição, não é mesmo?!
Eu adoro aprender e sabem do que eu gostei também? De conhecer novas pessoas!
Meninas, foi um prazer fazer este curso de automaquiagem da Dailus com vocês! Que venham outros e que a gente possa se encontrar mais vezes!
Bom gente, é isso! Eu espero muito que vocês tenham gostado! Alguém aí já fez um curso de automaquiagem? Conta pra gente como foi e o que você aprendeu!
Beijos e até a próxima!
Respostas de 5
Ficou ótimo o vídeo.
Bem explicado e didático .
Adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigada!
Fico super feliz que tenha gostado!
Nada disso srsrsrs, demoro um pouco, mas tô sempre lendo seus posts que são ótimos como sempre !!!!!!!!
Ah vou esperar viu Ana .
Que bom !!!
Muito obrigada Ana !!!!!
Maquiagem básica e lábio nude bem prático para o dia- a -dia é.
Ana, muito importante mesmo saber o básico da maquiagem.
Ficou bem explicadinho seu post.
Uma maquiagem transforma mesmo a gente né Ana.
E também achei bem explicado a parte que você fala da marcação do contorno do rosto.
Isso faz toda a diferença no ‘ acabamento final ‘ da maquiagem né Ana.
Adorei, como sempre seus posts são ótimos.
Ebaa!!! Larissa voltou!! Andou sumida, amiga!! rsss..
Muito obrigada pelos elogios..
A estréia dos vídeos de make está cada vez mais próxima, Larissa, para a sua felicidade e minha.. que vou FINALMENTE pagar minha promessa com você! 😉
Fica tranquila que farei um vídeo de maquiagem básica em sua homenagem, tá?!
Beijos!!