Oi, gente! Tudo bem? O ser humano (mentira, eu mesma..haha) é meio bobo, né?! Mas graças a Deus as pessoas evoluem e eu me incluo nessa! 😉 Cansei de olhar torto para os óleos reparadores/finalizadores de cabelo, por achar que eles poderiam deixar os cabelos oleosos demais. Hoje eu não vivo sem eles e vou contar pra vocês como eu uso os meus queridinhos da Elseve e da Garnier!
QUAL A FUNÇÃO DOS ÓLEOS NOS CABELOS?
Em primeiro lugar, precisamos entender para que serve estes óleos nos cabelos, né?!
Não é de hoje que eu falo da importância dos óleos para a saúde dos fios. Já fiz referência a ele AQUI e AQUI. Mas como eu sou gente boa… haha… e quero o bem de todo mundo, falarei mais uma vez! êêê!!
O óleo faz a reposição lipídica dos fios. Ele NUTRE os fios. A oleosidade que naturalmente vem do couro cabeludo precisa atingir a extensão dos fios. O uso de secador, chapinha, babyliss, química, etc retira água e nutrientes dos fios e é por isso que o cabelo fica com frizz, sem brilho e perde aquela consistência pesada, sabe?! Aplicando estes óleos, os cabelos ficam sedosos, com brilho, “pesados” e, o melhor, sem aquele tão indesejado frizz.
COMO RECONHECER UM PRODUTO NUTRITIVO?
Bom, geralmente esta finalidade vem descrita na embalagem. Um produto tem função nutritiva se tiver em sua fórmula: manteiga de karité, tutano, óleo de argan, óleo de amêndoas ou de abacate, oliva, óleo de damasco, óleos de silicone, cupuaçu, aminoácidos, proteína da seda, entre outros.
Tudo esclarecido, já podemos continuar… vou falar um pouco de cada um dos óleos e depois mostro como uso um e outro, ok?!
OLÉO EXTRAORDINÁRIO ELSEVE L’ORÉAL PARIS
O meu óleo extraordinário é o tratamento condicionante para cabelos ressecados. A L’Oréal também oferece óleos para cabelos lisos, com frizz, mistos e um para cabelos expostos ao sol, mar e piscina que é o óleo Verão Brasileiro.
O Tratamento Condicionante é bem denso. A sua textura é grossinha, sabe?! Ele promete nutrição, maciez e brilho através da alquimia única de 6 óleos de flores preciosas: a de lótus, camomila (Matricaria), girassol, linho, gardênia (flor de Tiare) e de rosas.
Ele pode ser usado tanto em cabelos molhados quanto em cabelos secos. Neste último caso, em 3 momentos: antes de escovar para nutrir, ao terminar como finalizador e em qualquer momento para disciplinar o frizz.
SUPER ÓLEO 8 FRUCTIS GARNIER
O Super Óleo 8, como o próprio nome já diz, tem 8 benefícios: nutrição, brilho, suavidade, selagem nas pontas, controle do frizz, termoproteção até 230°C, desembaraço e blindagem. Os óleos presentes são o famoso argan e o de camélia.
A textura dele é menos densa que a do Óleo Extraodinário e tem um cheirinho delicioso também. Pode ser usado como pré-shampoo, antes de escovar como leave-in e, ao término da escovação como finalizador.
Ah, vale dizer que o pump de ambos é muito bom! Funcionam direitinho e liberam a quantidade ideal. Nem mais nem menos!
COMO EU USO CADA UM?
OLÉO EXTRAORDINÁRIO ELSEVE L’ORÉAL PARIS:
Como pré-shampoo: SIM (para selar a fibra capilar e preparar o cabelo para a lavagem e tratamentos posteriores).
Antes de fazer escova: NÃO
Como finalizador: NÃO
Por ser mais denso, ele pesa mais nos meus fios. Então eu gosto de usá-lo apenas antes de lavar os cabelos. Eu besunto bastante os fios, mais muito mesmo. Nem sei quantas vezes aperto o pump. Bem mais do que as 3 ou 4 pressionadas que estão indicadas na embalagem. Vou aplicando e só paro quando o cabelo já está todo besuntado, com aparência até de molhado. Espero uns 20 minutos e entro no chuveiro. Lavo o cabelo normalmente.
O meu cabelo A.D.O.R.A! Quando a água cai nele, meu Deus, fica todo molinho, todo “derretido” de amor! haha! O shampoo penetra melhor (lembrando que eu diluo o shampoo. Tem resenha do shampoo AQUI e adivinha de qual linha ele é?!) e fica muito mais fácil para desembaraçar também.
Já testei das outras duas maneiras mas não gostei. Antes da escova e ao final dela, o óleo da Elseve deixa meu cabelo muito ensebado.
2) SUPER ÓLEO 8 FRUTICS GARNIER
– Como pré-shampoo: NÃO
– Antes de fazer escova: SIM (para proteger os fios do calor do secador)
– Como finalizador: DIRETO, SEMPRE, TODA HORA! (para nutrir, dar brilho e deixar macio e também para controle de frizz)
Este óleo é bem mais leve que o da Elseve e, por isso, não o aplico como pré-shampoo. Neste quesito, eu prefiro o efeito mais forte de nutrição que o Óleo Extraordinário oferece.
Antes da escova eu aperto 2 vezes o pump (e não 3 ou 4 vezes como está no modo de usar), esfrego uma palma da mão na outra e aplico desde a raiz, sim, isso mesmo que você leu: desde a raiz e faço uma leve massagem para distribuir o produto pelos fios. E diferente do que eu sempre ouvi, a minha raiz não fica oleosa. O cabelo absorve super bem e fica bem fácil para desembaraçar e para escovar.
Após fazer escova, coloco um pouco do óleo na palma da mão e esfrego uma na outra para distribuir.
Meu protetor de pontas
E como finalizador eu aplico direto! Se eu pudesse eu bebia esse óleo! haha… Meu cabelo é fininho e fica uns fiozinhos pra cima nas laterais (quando faço rabo de cavalo) e aí eu coloco o óleo e eles dão uma acalmada. Até a próxima lavada, tretou, relou eu tô aplicando!
Resultado final
Seguem as fotos para vocês verem como o cabelo fica bem maleável, macio e brilhante mesmo após o babyliss:
Gostaram? Quem aí também usa óleo no cabelo? Conta pra gente como você gosta de usar!
Beijos e até a próxima!