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As mudanças no cabelo com a chegada da MENOPAUSA!

Olá, tudo bem? Estou com 49 anos e já noto algumas modificações nesta fase pré-menopausa. Você também já notou alguma coisa? E o que a gente pode fazer quanto a isso?

Com a menopausa, a diminuição na produção de hormônios pode gerar alterações no humor, ondes de calor (famoso “fogacho”) e um cansaço típico dessa fase. E assim como o corpo passa por transformações (senti que a minha pele ficou mais ressecada depois dos 40), o cabelo também é acometido com essas mudanças.

MUDANÇAS NO CABELO

As principais mudanças são observadas no seu crescimento e volume. Talvez você já tenha percebido esses efeitos nos seus fios. Durante a menopausa, muitas mulheres relatam que os fios crescem mais lentamente e se tornam quebradiços e menos espessos.

Verdade!!! Eu percebi! Claro que as minhas mudanças na cor com mechas e tinturas ajudam, né! Mas como fiz mechas por mais de 20 anos, senti uma alteração na textura e estado do cabelo depois dos 40, mesmo cuidando direitinho como sempre fiz – desde os 25 – quando comecei a descolorir.

As mudanças geralmente se dão devido à diminuição da produção, pelo corpo, do hormônio estrogênio, elemento responsável pela elasticidade da pele. E esse hormônio não afeta somente a pele, mas também a unha e o cabelo.

E O QUE FAZER?

Para enfrentar as transformações que ocorrem nesse período da vida, muitas de nós optam pela reposição hormonal, mas sempre vale a pena lembrar que nem todas mulheres podem fazer esse tratamento. Ele tem contraindicações e muitas vezes não apresenta melhoras visíveis.

Mas há muitas soluções para manter uma aparência saudável e bonita das madeixas. O uso de tonalizantes e hidratantes também podem ajudar na saúde dos fios, assim como shampoos regeneradores e máscaras que ajudam na reposição da queratina.

Esta foi a principal mudança que eu fiz! Primeiro dei um basta no loiro platinado que eu gostava! Mostrei a mega transformação há quase 4 anos AQUI: Bronde Hair: escureci o platinado! Hoje, faço bem menos mechas e sempre com a raiz esfumada para diminuir a frequência dos retoques. Além disso, não abro mão do Cronograma Capilar, que é o responsável mais direto pela reposição de nutrientes (água, lipídeos e queratina) nos meus fios! Inclusive, tenho vídeos e posts que ensinam tudo sobre isso! Vocês podem saber mais clicando AQUI e visitando meu canal no Youtube, o Ana Penzin.

OUTRAS SUGESTÕES SAUDÁVEIS

O importante nessa fase da vida é continuar com um bom astral e cuidar da saúde. Consuma bastante vitamina C, que possui antioxidantes, importante no combate aos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento. Uma alimentação saudável com pouca gordura e rica em cálcio também é importante pois vai te ajudar a fortalecer os ossos. A prática de esportes também é recomendada. Quando nos exercitamos, o cérebro produz substâncias químicas que podem nos relaxar e desestressar. E a Yoga, por sua vez, é ótima para aliviar a ansiedade. Temos vários aliados para esse período, mas não importa a sua escolha. Continue bem e escolha as dicas que tenham mais a ver com você.

Vocês também notaram alguma mudança nos fios, com a chegada da menopausa? O que vocês fazem para mantê-los saudáveis?

Beijos e até a próxima!

O tema deste post foi sugerido pela assessoria do All Things Hair, site patrocinado pela Unilever. O que não significa que não tenha passado pelo meu crivoO conteúdo atende ao meu gosto e do meu público. Jamais publicaria sobre algo que não represente o que eu penso ou sinto.

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