Olá, tudo bem? Estou com 49 anos e já noto algumas modificações nesta fase pré-menopausa. Você também já notou alguma coisa? E o que a gente pode fazer quanto a isso?
Com a menopausa, a diminuição na produção de hormônios pode gerar alterações no humor, ondes de calor (famoso “fogacho”) e um cansaço típico dessa fase. E assim como o corpo passa por transformações (senti que a minha pele ficou mais ressecada depois dos 40), o cabelo também é acometido com essas mudanças.
MUDANÇAS NO CABELO
As principais mudanças são observadas no seu crescimento e volume. Talvez você já tenha percebido esses efeitos nos seus fios. Durante a menopausa, muitas mulheres relatam que os fios crescem mais lentamente e se tornam quebradiços e menos espessos.
Verdade!!! Eu percebi! Claro que as minhas mudanças na cor com mechas e tinturas ajudam, né! Mas como fiz mechas por mais de 20 anos, senti uma alteração na textura e estado do cabelo depois dos 40, mesmo cuidando direitinho como sempre fiz – desde os 25 – quando comecei a descolorir.
As mudanças que sentimos ao se aproximar a menopausa geralmente se dão devido à diminuição da produção, pelo corpo, do hormônio estrogênio, elemento responsável pela elasticidade da pele. E esse hormônio não afeta somente a pele, mas também a unha e o cabelo.
E O QUE FAZER?
Para enfrentar as transformações que ocorrem nesse período da vida, muitas de nós optam pela reposição hormonal, mas sempre vale a pena lembrar que nem todas mulheres podem fazer esse tratamento. Ele tem contraindicações e muitas vezes não apresenta melhoras visíveis.
Mas há muitas soluções para manter uma aparência saudável e bonita das madeixas. O uso de tonalizantes e hidratantes também podem ajudar na saúde dos fios, assim como shampoos regeneradores e máscaras que ajudam na reposição da queratina.
Esta foi a principal mudança que eu fiz! Primeiro dei um basta no loiro platinado que eu gostava! Mostrei a mega transformação há quase 4 anos AQUI: Bronde Hair: escureci o platinado! Hoje, faço bem menos mechas e sempre com a raiz esfumada para diminuir a frequência dos retoques. Além disso, não abro mão do Cronograma Capilar, que é o responsável mais direto pela reposição de nutrientes (água, lipídeos e queratina) nos meus fios! Inclusive, tenho vídeos e posts que ensinam tudo sobre isso! Vocês podem saber mais clicando AQUI e visitando meu canal no Youtube, o Ana Penzin.
OUTRAS SUGESTÕES SAUDÁVEIS
O importante nessa fase, antes e após a menopausa, é manter o bom astral e cuidar da saúde. Consuma vitamina C, rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Tenha uma alimentação saudável, com pouca gordura e rica em cálcio, para fortalecer os ossos. Exercícios físicos ajudam a relaxar e reduzir o estresse, enquanto a Yoga alivia a ansiedade. Escolha as dicas que mais combinam com você e continue bem!
Vocês também notaram alguma mudança nos fios, com a chegada da menopausa? O que vocês fazem para mantê-los saudáveis?
Beijos e até a próxima!
O tema deste post foi sugerido pela assessoria do All Things Hair, site patrocinado pela Unilever. O que não significa que não tenha passado pelo meu crivo. O conteúdo atende ao meu gosto e do meu público. Jamais publicaria sobre algo que não represente o que eu penso ou sinto.